O objetivo principal deste componente é oferecer a oportunidade de ressignificar as habilidades e competências propostas pelo Currículo Paulista de Educação Física, em integração com os demais componentes. Além disso, ele deve ser desenvolvido por meio de projetos interdisciplinares que oportunizam ao estudante um desenvolvimento integral, dando destaque ao protagonismo infantil.
Desta forma, o trabalho com a Cultura do Movimento deve oportunizar aos estudantes a possibilidade do se-movimentar, por meio de brincadeiras e jogos, da dança, da ginástica, da luta e do esporte, além da expressividade de suas emoções, sendo uma excelente oportunidade para desenvolver o protagonismo infantil. Vale ressaltar que a metodologia baseada em projetos se refere ao desenvolvimento de pesquisas e desafios a partir de um tema norteador, gerando ações que culminam em um produto, serviço ou resultado, portanto, o projeto vem 110 com a proposta de sistematizar o conhecimento dos educandos por meio das apresentações de suas produções, levando em consideração a contextualização do ensino, escolhendo temas que conversem com as necessidades da comunidade estudantil. Dessa forma, as orientações aqui propostas devem estar de acordo com as expectativas de aprendizagem da equipe docente e do corpo discente, de maneira que os projetos a serem elaborados promovam a educação integral do estudante.
No componente Cultura do Movimento para os Anos Iniciais, por meio da metodologia baseada em projetos, tendo como atenção especial a participação de todos os estudantes. Os projetos propiciam o desenvolvimento de forma colaborativa, com a finalidade de proporcionar aos estudantes o conhecimento acerca da Cultura Corporal de Movimento, através de atividades lúdicas.

